top of page

Pesquisa & Desenvolvimento

Acesse a programação dos cursos e minicursos

  • Foto do escritorSeagroufrgs

Manejar o solo é mais do que aplicar fertilizante

Atualizado: 15 de mar. de 2018

Produzir alimentos é uma arte para poucos, onde muitos se arriscam. O desafio está em arriscar com segurança e essa segurança passa pelo fator solo.


Transcorrido quase meio século desde as primeiras tratativas de implementação da principal tecnologia usada na agricultura brasileira, ainda estamos aprendendo a manejar o recurso mais valioso de uma nação, o Solo. Manejar o solo tem sido muito mais do que aplicar fertilizante, e impõe constantes desafios a produtores e pesquisadores.


O conceito de fertilidade químico-mineralista é tão atual quanto o conceito de fertilidade voltado a processos, onde a química é um dos fatores chave para o sucesso da atividade. Não entender a base significa suprimir o potencial produtivo do solo.

Divergências sobre como devemos chamar (se é Sistema Plantio Direto, Plantio Direto na Palha, Sistema de Plantio Direto, Mínimo Revolvimento do Solo ou simplesmente Plantio Direto) ainda são comuns de serem encontradas em diferentes frentes de discussão. Porém, há um consenso entre todos os que "operam" o setor: é preciso ter palha, em quantidade e de qualidade. Para isso é preciso termos culturas o ano todo, ou seja, é preciso encurtar as janelas entre a semeadura e a colheita, tornando ambas uma única operação.

O que poucos entendem é que palhada não é feita sem um solo fértil, com qualidade química e física, e para isso é preciso inciar da base, ou seja, da correção do pH do solo até a elevação dos níveis de macro, meso e micronutrientes para valores acima dos tidos como críticos. Além de uma análise de solo de qualidade (e aqui há a Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo - ROLAS), sua interpretação rápida e com qualidade é essencial. Aplicativos são uma importante ferramenta para auxiliar no campo, mas precisam de profissionais que entendam muito do sistema de produção e do histórico de manejo utilizados na propriedade.


A integração dos Sistemas: de cultivo, de culturas e de criações


Sistemas integrados de produção sempre foram utilizados por e em pequenas propriedades rurais como forma de diversificação de renda. Ampliando sua visão para médias e grandes propriedades, têm sustentado e viabilizado inúmeras atividades e operações, otimizando o uso de todos os recursos do sistema de forma integrada, e mais, aumentando o grau de uso do solo, essencial para promover vida e encurtar as "janelas" sem uso.

Com viés focado na difusão do conhecimento e informação sobre o solo e seu manejo e com uma linguagem direta e simples, a Revista Plantio Direto aproxima os elos do sistema produtivo, do produtor ao pesquisador.


Venha conhecer nossa Vitrine Tecnológica e discutir conosco manejo do solo de uma forma que você poucas vezes viu.

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page