top of page

Pesquisa & Desenvolvimento

Acesse a programação dos cursos e minicursos

  • Foto do escritorSeagroufrgs

A beleza que se põe a mesa

Atualizado: 15 de mar. de 2018

De todos os alimentos que consumimos diariamente, frutas e verduras são escolhidas pela sua beleza aparente. Essa beleza precisa ser produzida e mantida até chegar ao consumidor final. Aí entram os desafios e os desafiados.


De todos os alimentos produzidos pelo setor agropecuário, os provenientes do segmento hortifruti imprimem um desafio especial para quem os produz. De fácil liquidez no mercado e extremamente perecíveis, o desafio é imposto a toda a cadeia, mas o ônus maior ainda recaí sobre o produtor.

De acordo com dados do Banco Mundial, FAO e Embrapa, 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são perdidos no mundo e 23,6 milhões de toneladas por ano vão parar no lixo.


Brasil: onde se perde mais? 50% são perdidos entre manuseio e transporte, 30% em centrais de abastecimento e comercialização, 10% no campo e 10% nos supermercados e consumidores

Do total de alimentos, 45% das perdas estão no segmento frutas e vegetais, seguido por cereais (30%), peixes e frutos do mar (30%) e carnes e produtos lácteos (20%). Como um dos países tidos como emergentes, o Brasil faz parte do grupo cujas perdas somadas chegam a mais de US$ 310 milhões de dólares. Podemos mudar esse cenário?


A produção que perdemos sem ver


Parte da produção é perdida antes mesmo de ser implantada no campo. Exemplos disso estão por todas as partes, mas passam especialmente pelo manejo de pomares, escolha correta e posicionamento de cultivares para cada região, clima e microclima, correção de problemas de solo (compactação, problemas de fertilidade, etc.), embora grande parte destes fatores sejam melhor manejados e entendidos atualmente. Quando se pensa em hortaliças, os problemas estão aquém dos olhos. Manejo do solo com alto revolvimento, aporte desorientado e desordenado de fertilizantes e bioestimuladores de planta são alguns dos gargalos que precisamos entender e atacar.

Sitemas alternativos de cultivo de plantas na área de hortifruti vem ganhando especial antenção nos últimos anos. O Plantio Direto de Hortaliças, conhecido como SPDH e em desenvolvimento pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina - EPAGRI, é exemplo de programa de sucesso e que impõe desafios a todo o setor. Outro exemplo é o Sistema de Produção Integrado de Frutas - PIF, cujas bases vem sendo adaptadas para diferentes culturas e sistemas de cultivos.

Tais alternativas precisam ser trabalhadas em toda a cadeia, desde o produtor até o consumidor final, o qual ainda compra muito mais baseado no aspecto visual do que nutricional. Este aspecto, por sinal, precisa de maiores informações para todos.


Venha nos visitar na Vitrine Tecnológica sobre o assunto e vamos somar conhecimento para mudar esta realidade.


Contamos com sua presença.


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page