top of page

Pesquisa & Desenvolvimento

Acesse a programação dos cursos e minicursos

  • Foto do escritorSeagroufrgs

Grãos que movimentam a economia

Atualizado: 15 de mar. de 2018

Responsável por 23,5% do PIB do país, o Agronegócio ou simplesmente Agro deve muito a profissionais que atuam no melhoramento e manejo de plantas de lavoura. O milho é só mais um.



Com o avanço no conhecimento por meio de pesquisas nas diferentes áreas do setor primário, o país vem recebendo e tendo uma posição de destaque no cenário mundial de produção de alimentos. Alguns números apontam desempenho excelente, mas quando analisamos os mesmos números em uma conjuntura maior, dentro do cenário produtivo, os mesmos assustam.

Enquanto a produção nacional cresceu 240% (com aumento de 41% na área física produtiva em um intervalo de 20 anos), o consumo de agrotóxicos superou a marca de 1.100%, a venda de genética teve um salto de 400%, o preço de máquinas, fertilizantes e o preço da terra aumentaram 300% cada. E a produtividade? Esta aumentou 130% apenas.


Aumentamos em apenas 1,3 vezes a produção de alimentos por área em 20 anos, ao custo médio de um aumento de 5 vezes nos demais "insumos" de produção.

Há algo de errado no setor. Será que precisamos de tudo isso para produzir apenas 1,3 vezes mais? O manejo de plantas (e aqui entra desde a manipulação genética até a parte de arranjo de plantas no campo) é fator chave. Avançamos muito em genética e isso é incontestével e irreversível. Mas o que avançamos em manejo de plantas no campo?

Neste intervalo de tempo, pouco avanço em pesquisas se tem visto no que se refere ao arranjo de plantas. Muito se avançou no posicionamento de variedades, de fungicidas, inseticidas e herbicidas, especialmente para a cultura da soja, inegável pela sua importância estratégica atual. Mas até quando isso vai perdurar?

Para a região Sul, pesquisas na área de milho têm sido escassas. Frentes de pesquisa no melhoramento genético de cultivares de inverno como a aveia tem recebido e merecido destaque pela sua importância comercial e econômica. Os dois cereais têm recebido destaque em pesquisas desenvolvidas por professores e pesquisadores da Faculdade de Agronomia da UFRGS.

Juntamente com pesquisas nestas áreas de conhecimento em Plantas de Lavoura, há trabalhos em andamento sobre o uso da Agricultura de Precisão (AP). Enfoque vem sendo dado no uso de imagens de satélite e obtidas por VANTS, integradas com outras ferramentas da AP, para otimização dos recursos e maximização do rendimento por área.


Venha conhecer um pouco mais do nosso trabalho na Vitrine Tecnológica que montamos para recebê-los.


Aguardamos a presença de todos.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page